ASK Chemicals Metalurgia lança nova geração de inoculantes

Inoculantes de corte com tolerâncias mais rígidas e maior especificidade

Hilden, 12/08/2021– A produção de fundidos altamente exigentes coloca altas demandas na tecnologia de inoculação e inoculantes utilizados. Com a nova geração de inoculantes de corte, a empresa oferece uma solução melhorada caracterizada por tolerâncias mais rígidas e maior especificidade.

GERMALLOY C é usado para melhorar a esferiocidade do grafite e otimizar as propriedades mecânicas do fundido. Com optigran C, os fundidores conseguem uma garfita tipo A mais fina e uniformemente distribuída no ferro cinzento.

A inoculação em molde é a adição de inoculante o mais tarde possível e, portanto, também o método de inoculação em que o efeito de fading é reduzido ao mínimo. Isto é particularmente relevante para a produção de peças de paredes grossas. Na inoculação em molde, o inoculante é introduzido na bacia de vazamento ou diretamente no sistema de canais do molde. A dissolução ocorre, portanto, sob exclusão de ar diretamente no ferro durante todo o tempo de vazamento. Blocos fundidos de inoculação  como GERMALLOY C e OPTIGRAN C devem ser usados preferencialmente para inoculação de moldes, caso contrário há o risco de fluir  grãos de inoculantes não dissolvidos com consequências negativas para a estrutura do fundido.

Enquanto peças fundidas em série com espessuras normais de parede de 5 a 50 mm solidificam em segundos até alguns minutos na produção de fundição. Um efeito de inoculação constante oferecido por GERMALLOY C e OPTIGRAN C é importante para um bom resultado de fundição. As superfícies usinadas são garantidas por uma dissolução boa e uniforme na fundição.

Graças ao processo de fabricação de tolerância apertada, os inoculantes têm alta precisão dimensional, de tamanho e de peso e, portanto, também são adequados para manuseio assistido por robôs e inserção automática no molde.

As dimensões dos inoculantes são escolhidas de tal forma que as marcações centrais existentes geralmente podem ser usadas inalteradas para alocar os insertos inoculantes.

Para requisitos maiores, também é possível desviar-se das dimensões padrão dentro de determinados limites.